Schistosoma Mansoni e a Esquistossomose - Análises Clínicas.com

Home Top Ad

Anuncios Aqui

domingo, 21 de outubro de 2018

Schistosoma Mansoni e a Esquistossomose


A Esquistossomose é uma doença causada por espécies do gênero Schistosoma.Dentre as especies de Schistosoma que causam a doença em nosso país,destacamos três:Schistosoma haematobium,Schistosama japonicum e principalmente o Schistosoma mansoni.

Miracídio do Schistosoma haematobium 

A Organização Mundial da Saúde,a OMS,estima que na África,na índia e na América do Sul,haja cerca de 200 milhões de pessoas afetadas pela esquistossomose.

A doença e dividida em duas fases que são:


  • Fase Aguda:em que o paciente apresenta coceiras,dermatites,febre,tosse,diarreia,enjoos,vômitos e emagrecimento.
  • Fase Crônica:é geralmente assintomática e pode durar por vários anos.Podem ocorrer episódios de diarreia alternados com períodos de obstipação,hepatomegalia,hemorragias,ascite(conhecida também como barriga d'água).
Morfologia Parasitárias 

Ao decorrer do seu ciclo de vida,o Schistosoma muda constantemente de forma e aqui vamos trabalhar sobre essas morfologias.

Fêmea 



Ela mede cerca de 1,5 cm,tem uma cor mais escura,devido ao ceco com sangue semi digerido(sua alimentação),com tegumento liso.








Macho





O macho tem  mede cerca de 1cm,tem uma cor mais esbranquiçada tem ventosa oral,uma ventosa ventral(acetábulo)e o canal ginecoforo(canal onde recebe a fêmea).







Ovo


Tem forma Oval e na parte mais larga apresenta uma espícula voltada para trás.O ovo maduro e caracterizado pela a presença do Miracídio.O Miracídio e visível pela transparência da casca do ovo.








                                                                                  Miracídio



Ele tem um formato extremamente cilíndrico e seu corpo e recoberto por Cílios(para permitir a sua movimentação em meios aquáticos).Além disso,essas estruturas tem glândulas de penetração para moluscos.




Esporocísto 


São formas unicelulares no caracol,que se dividem assexuadamente para originar as Cercárias(formas infectantes para o homem).








Cercárias


Contem uma cauda bifurcada,possui duas ventosas,sendo a primeira com glândula de penetração,e a ventral tem a função de fixa-lá no hospedeiro.E a forma infectante para os seres humanos.








Ciclo do Schistosoma 

O Ser humano,já infectado com um casal de Schistossomos adultos,defeca fezes contaminas com os ovos.Se essas fezes entrarem em contato com água,os ovos entraram em contato com as fezes e eclodiram.Nesse eclodir,os ovos liberam os Miracídios.Estes Miracídio,ciliados,buscam um caramujo específico para poderem penetrar(normalmente os caramujos preferidos pelo parasita são do gênero Biomphalaria).

Nos caramujos,os Miracídios se convertem em Esporocístos,que iniciam uma sucessiva reprodução por maneira assexuada.Ainda dentro do caramujo,os esporocístos se transformam em Cercárias.As Cercárias,saem do Caramujo e vão em busca da pele humana,onde penetram pelos poros e dependendo de sua especie,podem ir parar no Fígado,Bexiga ou Intestino onde se transformam em parasitas adultos.

Caramujo Biomphalaria

Diagnosticos 

  • Exame Parasitólogico de Fezes;
  • Biopsia Retal;
  • Xitoteste;
  • Ultrassonografia Hepática.
Tratamento 

  • Oxmniquina;
  • Praziquantel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial