- Mioglobina:marcador de necrose tecidual e se altera de 1 a 3 horas.A necrose tecidual pode ser causada por uma isquemia(falta de oxigênio no tecido).
- Troponina:e formada pelas troponinas T e I,que irei comentar logo abaixo:
Troponina T:Primeiro marcador a se alterar na lesão cardíaca e se altera em 18 a 24 horas.Troponina T é uma das proteínas da estrutura do músculo cardíaco. Quando o tecido cardíaco é lesionado aumenta a quantidade de troponina T em sangue (maior que 0,1 ng/ml). Assim é um marcador diagnóstico com alta sensibilidade e especificidade para detecção de lesão miocárdica.
Troponina I:é uma parte do complexo de troponina. Tem grande afinidade pela actina.
- Creatinofosfoquinase(CK) e a Fração MB da Creatinofosfoquinase (CK-MB):regula a produção e a utilização do fosfatos de alta energia nos tecidos contrateis.A CKMB é uma fração da CK.E uma enzima especifica do músculo Cardíaco.
- PcR: Marcador de processo inflamatório
- Dímero D: fator da anticoagulação em presença de trombos.Encontra-se aumentados durante o processo de formação dos trombos.
Observação:O Acidente Vascular Encefálico e causado pela obstrução de vasos sanguíneos por Placas de Ateroma(gordura) ou trombo(coagulo de plaquetas).
Marcadores Usados para o Prognostico
- PCR-US é uma proteína que aumenta por inflamação.Pode ajudar a determinar o risco de eventos cardíacos em pacientes que tiveram um infarto do miocárdio.
- BNT e NT pro BNP é um hormônio que aumenta com a insuficiência cardíaca.Ajuda o diagnostico ou avaliação ei prognostico de insuficiência cardíaca durante o tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário