Tênias e a Teníase - Análises Clínicas.com

Home Top Ad

Anuncios Aqui

domingo, 21 de outubro de 2018

Tênias e a Teníase

Teníase  e toda forma de parasitismo que envolva diretamente algum parasita Taenia sp.Dentre eles os mais comuns são a Taenia saginata e a Taenia solium.A Teníase e uma patologia de distribuição global,mas alguns fatores epidemiológicos aumentam sua incidência em algumas regiões em comparação com outras.Dentre esses fatores podemos citar:abatedouros clandestinos,criação inadequada de suínos(porcos),e hábitos sexuais.

Antes de adentrar a morfologia,e preciso entender que todas as tênias são compostas de três partes principais:


  1. Escólex:a cabeça do parasito;
  2. Colo:o pescoço dele,a região em que são produzidos novos anéis por estrobilização;
  3. Estróbilo:corpo alongado que é formado pelas proglotídes.
Escólex
 Colo
 Estróbilo
Principais Tênias 

 Taenia solium


Tem escólex com ganchos para aderência,atinge até 7 metros.Seu hospedeiro intermediário e o porco.Nele,seus cisticercos ficam no coração,diafragma,cérebro,língua e músculos.E a Tênia mais perigoso para o homem.




Taenia saginata 




Escólex com ventosas para aderência,chega a 12 metros e seu hospedeiro intermediário são os bovinos.Os Cisticercos destes ficam nos músculos do hospedeiro intermediário.












Reprodução


sexuada por autofecundação.As proglótides tem elementos masculinos e femininos,ou seja são hermafroditas.Cada proglótide tem entre 30 a 80 mil ovos.

Morfologia 


Ovo




medem 30μm de diâmetro.São constituídos de uma casca protetora a embrioforo,depois vem a oncosfera,com dupla amada e três acúleos(espinhos)




Cisticercos

constituído por escólex,quatro ventosas,colo e vesícula membranosa contendo líquido no seu interior.Pode chagar a 12 mm em meses.


Ciclo de Vida 


  1. Ao se alimentar de carnes cruas ou mal passadas, o homem pode ingerir cisticercos (larvas de tênia).
  2. No intestino, a larva se liberta, fixa o escólex, cresce e origina a tênia adulta.
  3. Proglotes maduras, contendo testículos e ovários, reproduzem-se entre si e originam proglotes grávidas, cheias de ovos. Proglotes grávidas desprendem-se unidas em grupos de 2 a 6 e são liberados durante ou após as evacuações.
  4. No solo, rompem-se e liberam ovos. Cada ovo é esférico, mede cerca de 30 mm de diâmetro, possui 6 pequenos ganchos e é conhecido como oncosfera. Espalham-se pelo meio e podem ser ingeridos pelo hospedeiro intermediário.
  5. No intestino do animal, os ovos penetram no revestimento intestinal e caem no sangue. Atingem principalmente a musculatura sublingual, diafragma, sistema nervoso e coração.
  6. Cada ovo se transforma em uma larva, uma tênia em miniatura, chamada cisticerco, cujo tamanho lembra o de um pequeno grão de canjica. Essa larva contém escólex e um curto pescoço, tudo envolto por uma vesícula protetora.
  7. Por autoinfestação, os ovos passam para a corrente sanguínea, desenvolvem-se em cisticercos (larvas) em tecidos humanos, causando uma doença, a cisticercose, que pode ser fatal.

Diagnostico 

Parasitológico de Fezes,Radiografia Intestinal


Sintomatologia

Muitas vezes a teníase é assintomática. Porém, podem surgir transtornos dispépticos, tais como alterações do apetite (fome intensa ou perda do apetite), enjoos, diarreias frequentes, perturbações nervosas, irritação, fadiga e insônia.

Profilaxia e Tratamento

A profilaxia consiste na educação sanitária, em cozinhar bem as carnes e na fiscalização da carne e seus derivados (linguiça, salame, chouriço, etc.).

Em relação ao tratamento, este consiste na aplicação de dose única (2g) de niclosamida. Podem ser usadas outras drogas alternativas, como diclorofeno, mebendazol, etc. O chá de sementes de abóbora é muito usado e indicado até hoje por muitos médicos, especialmente para crianças e gestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial