A Leptospirose uma zoonose de distribuição global causada por bactérias do gênero Leptospira que são espiroquetas e suas especies são as L.interrogans e a L.biflexa.Essas bactérias são gram negativas,aeróbias obrigatórias e são bastante moveis,por conter axostilos que são flagelos.
São transmissão e por contato direto ou indireto com a urina do animal infectado,contato com a pele lesionada,tecido conjuntival,Ingestão de água contaminada,Indagação de água ou acrossol,mordidas de animais e transmissão inter-humana.
O maior perigo da Leptospira é a sua disseminação por via hematogênica e seus fatores que virulência,que incluem suas toxinas(Anticorpo Cardiolipina,Anticorpos Antiplaquetas,e suas proteínas de superfície,que são os lipopolissacarídeos).
A soma de todos esses fatores dão a leptospira o poder de causar injurias vasculares,hemorragia pulmonar,isquemia do córtex cerebral,renas,necrose túbulo-epitelial,obstrução da arquitetura hepática,ictericia,injuria vascular hepática.
Quadro Clinico
Incubação:3 a 24 dias;
Leptospirosemia:4 a 7 días;
Defervência:1 a 2 dias
Imune:4 á 39 dias
Diagnostico
- Inespecífico:Hemograma,VHS,Função Hepática,CPK,Radiologia e etc;
- Especifico:detecção direta,microscopia em campo escuro,ELISA,PCR,Histoquímica e Imuno-histoquímica,Cultura EMJA,Eletroforese em Gel de Campo Pulsado;
- Detecção Indireta:Soroaglutinação microscópica,soroaglutinação macroscópica,fixação do complemento,hemaglutinação,Imunofluorescência,ELISA.
Tratamento
Amoxicilina,Penicilina,Ampicilina e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário