O esfregaço sanguíneo é uma técnica que auxilia na observação das hemácias,ele e extremamente comum nos laboratórios principalmente no setor da hematologia.
O esfregaço sanguíneo e o hemograma andam juntos,qualquer alteração no hemograma exige que o técnico faça o esfregaço sanguíneo para confirmar a alteração(em casos de laboratórios automatizados e semi automatizado).Além da confirmação das alterações no hemograma,o esfregaço serve para a contagem diferencial de Leucócitos,Contagem de eritrócitos,Contagem de Plaqueta Fônio e etc.
Para a confecção dessa técnica,precisamos de duas lâminas,um extensora e outra distensora sendo que as mesmas devem estar em ótimos estados(elas não podem estar com gordura,ranhadas e etc)e também da amostra biológica,ou seja o sangue do paciente(pode ser sangue dos próprios tubos de sangue,punção da polpa do dedo com uma lanceta e etc).
Higienizar corretamente as lâminas para o esfregaço sanguíneo com água,sabão,pode se deixar as lâminas de molho em água sanitária ou outros produtos.Afinal dessa lavagem,devemos secar as lâminas com papel filtro.Depois,devemos colocar álcool nas lâminas e deixar elas secarem ou as secarem com papel filtro também.
A Técnica do Esfregaço
a) Trabalhar sobre superfície plana e horizontal.
b) Colocar uma pequena gota de sangue na parte central da lâmina de vidro a 1,5 cm da extremidade fosca ou da etiqueta.
c) Colocar a Lâmina com a face para cima sobre a superfície plana.
d) Com a borda estreita da lâmina em contato com a gota de sangue, formando um ângulo de 50º, espalhar o sangue com um movimento rápido, para formar uma camada delgada de sangue sem atingir a extremidade da lâmina.
e) Deixar secar na mesma posição horizontal.
f) Usar etiqueta adesiva para identificação.
g) O sangue pode ser espalhado também da seguinte maneira: Retirar com a extremidade da própria lâmina espalhadora a gota de sangue. Colocar a extremidade que contém o sangue em contato com a parte central da lâmina em posição horizontal e antes que o sangue, por capilaridade, atinja as bordas laterais da lâmina espalhadora formando um ângulo de 50º, faz-se o deslocamento rápido para formar a camada fina de sangue sem atingir a extremidade da lâmina.
Esfregaço Sanguíneo perfeito
A-Borda Irregular da lâmina extensora;
B-Pausa na hora do mover a lâmina extensora;
C-Movimento muito rápido da lâmina extensora;
D-Gota de Sangue muito pequeno;
E-Gota da Sangue concentrada no centro da lâmina;
F-Sujeira,gordura ou amostra lipêmica na lâmina;
G-Pressão errada na lâmina extensora;
H-Secagem da gota de sangue(demora na confecção do esfregaço).
Fontes úteis para estudo:
https://www.biomedicinapadrao.com.br/2017/06/erros-mais-comuns-na-confeccao-do.html
http://soranadia.blogspot.com/2015/10/esfregaco-sanguineo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário