Vidrarias de Laboratório - Análises Clínicas.com

Home Top Ad

Anuncios Aqui

segunda-feira, 2 de julho de 2018

Vidrarias de Laboratório

Em um laboratório de análises clínicas e indispensável as vidrarias,materiais que usamos para a manipulação de reagentes,amostras biológicas e etc.Foi pensando nessa importância que eu resolvi fazer um post sobre vidrarias laboratoriais aqui no blog para todos vocês.


Almofariz com Pistilo



Usado na trituração e pulverização de sólidos em pequena escala.

Balão de Destilação

É utilizado em destilações simples ou fracionado; o braço do balão é então ligado ao condensador.

Balão De Fundo Chato

Utilizado como recipiente para conter líquidos ou soluções, ou mesmo, fazer reações com desprendimento de gases. Pode ser aquecido sobre o tripé e a manta aquecedora.

Balão de Fundo Redondo

Utilizado principalmente em sistemas de refluxo e evaporação a vácuo, acoplado a um rotaevaporador. Utilizado também em reações com desprendimentos gasosos.

Balão Volumétrico 

Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções com precisão em laboratório. É utilizado para preparo de soluções e para medir com precisão um volume único e fixo descrito no balão.

Bastão de Vidro

Serve para agitar ou transferir líquidos de um recipiente a outro. Ela é feita de vidro para não causar uma reação química na substância em questão.

Béquer 

É de uso geral em laboratório, servindo para dissolver substâncias, efetuar reações químicas, aquecer líquidos, etc. Também pode ser aquecido utilizando o bico de Bunsen em conjunto com a manta aquecedora.

Bico de Bunsen

É a fonte de aquecimento utilizada no laboratório. Não devem ser utilizadas substâncias inflamáveis.

Bureta

É um equipamento calibrado para medir o volume de líquidos precisamente. Ela é graduada em décimos de milímetro e é muito utilizada em titulações.

Cadinho

Geralmente é feito de porcelana. Serve para calcinação (aquecimento a seco e muito intenso) de substâncias. Poder ser colocado em contato direto com a chama do bico de Bunsen. Suporta altas temperaturas (acima de 500°C), dependendo do material que foi construído, ferro, chumbo, platina ou porcelana.

Cápsula de Porcelana

Peça de porcelana usada para evaporar líquidos das soluções e na secagem de substâncias. Podem ser utilizadas em estufas desde que se respeite o limite de no máx. 500°C.

Condensador

Utilizado na destilação tem como finalidade condensar vapores gerados pelo aquecimento de líquidos. Os mais comuns são os de Liebig (retos), mas há também o de bolas e de serpentina. É comumente utilizado em conjunto com o balão de destilação.

Erlenmeyer

Tem as mesmas finalidades que o béquer ao fazer titulações, aquecer líquidos e dissolver substâncias, dentre outras, mas tem a vantagem de permitir a agitação manual – o seu afunilamento em cima anula o risco de perda de material.

Espátulas e Colheres 

Utilizadas para transferência de sólidos, são encontradas em aço inox, porcelana, níquel, osso e pp.

Estante para Tubos de Ensaio

É usada para suporte dos tubos de ensaio.

Funil Haste Longa

Ele é feito de vidro e é utilizado na transferência de substâncias entre recipientes e na filtragem de substâncias como o auxílio de um filtro de papel.

Kitassato 

Utilizado em conjunto com o funil de Büchner em filtrações a vácuo. Compõe a aparelhagem das filtrações a vácuo. Sua saída lateral se conecta a uma trompa de vácuo. É utilizado para uma filtragem mais veloz, e também para secagem de sólidos precipitados.

Pipeta Graduada

Utilizada para medir pequenos volumes. Mede volumes variáveis. Não pode ser aquecida e não apresenta precisão na medida. Mede volumes variáveis e não pode ser aquecida.

Pipeta Pasteur

Usada para lavagem de vidrarias com solventes não aquosos ou então para transferências.

Pipeta Volumétrica

Usada para medir e transferir volume de líquidos, não podendo ser aquecida, pois possui grande precisão de medida. Mede um único volume, o que caracteriza sua precisão.

Placa de Petri

Peças de vidro ou plástico. Utilizadas para desenvolver meios de cultura bacteriológicos e para reações em escala reduzida e também para observar a germinação das plantas e de grãos de pólen ou o comportamento de pequenos animais, entre outros usos.

Tubo de Ensaio

Nele podem ser feitas reações em pequena escala e pode ser aquecido diretamente sob a chama do bico de Bunsen.

Essas são as principais vidrarias de laboratório.Muito em breve novos posts sobre vidrarias serão colocados aqui no blog.Aguardem.

Fontes imagens:http://www.vidrariadelaboratorio.com.br/vidrarias-de-laboratorio-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial