Os Ácidos Nucleicos - Análises Clínicas.com

Home Top Ad

Anuncios Aqui

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Os Ácidos Nucleicos

Os ácidos nucleicos são macromoleculas(moléculas gigantes)formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídeos. Cada nucleotídeo, por sua vez, é formado por três partes:

-um açúcar do grupo das pentoses (monossacarídeos com cinco átomos de carbono);
-um radical “fosfato”, derivado da molécula do ácido ortofosfórico (H3PO4);
-uma base orgânica nitrogenada.

Ocorrem em todas as células vivas e são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética e, por sua tradução, que é expressa pela síntese precisa das proteínas.

Os ácidos nucleicos são as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética.

Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico - DNA e ácido ribonucleico - RNA.

Utilizando técnicas apropriadas, foi possível isolar os ácidos nucleicos e identificar os seus constituintes.


Nos ácidos nucleicos podem identificar-se três constituintes fundamentais:

-Ácido fosfórico - confere aos ácidos nucleicos as suas características ácidas. Faz as ligações entre nucleotídeos de uma mesma cadeia. Está presente no DNA e no RNA.
-Pentoses - como o próprio nome descreve, é um açúcar formado por cinco carbonos. Ocorrem dois tipos: a desoxirribose e a ribose.
-Base nitrogenada - há cinco bases azotadas diferentes, divididas em dois grupos:[1]
-Bases de anel duplo (puricas)- adenina (A) e guanina (G);
-Bases de anel simples (pirimidicas)- timina (T), citosina (C) e uracila (U).


  •  DNA:Ácido Desoxirribonucleico 
 O DNA é a molécula que contém as informações genéticas. É formado por quatro tipos de nucleotídeos e quatro tipos de bases nitrogenadas (adenina, timina, guanina e citosina) que irão formar moléculas de DNA distintas conforme a sequência e a quantidade desses nucleotídeos. No DNA contém informações gênicas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos e alguns vírus, as características hereditárias são passadas por meio dessa molécula, que tem o principal papel de armazenar as informações.

  • RNA:Ácido Ribonucleico 
 O RNA está envolvido no processo de fabricação de proteína. É formado por nucleotídeos compostos de um fosfato, uma ribose e uma base nitrogenada, que podem ser uracila, adenina, guanina ou citosina. Possui formato de uma fita hélice e se diferencia em RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossomal em procariotos, porém em eucariotos há a presença de todos os contidos nos procariotos, com adição de dois RNAs, o snRNA e o micro RNA.E formado pelas bases  adenina (A), guanina (G), citosina (C) e uracila (U).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial