Morfologia Bacteriana Parte 2: A Estrutura das Bactérias - Análises Clínicas.com

Home Top Ad

Anuncios Aqui

sábado, 4 de agosto de 2018

Morfologia Bacteriana Parte 2: A Estrutura das Bactérias

Ontem eu realizei uma postagem sobre a morfologia bacteriana e agora eu quero falar um pouco sobre a Estrutura das Bactérias.As células bacterianas tem algumas caractéricas em comum em todas elas.

Antes de mais nada e preciso destacar que as bactérias são todas procariontes,ou seja detém um núcleo primitivo ou seja não contem a carioteca.Então vamos falar sobre todas as estruturas bacterianas uma a uma.

Membrana Plasmática 

Presente em todos os tipos de células e é composta por duas camadas de Fosfolipídios.Contem proteínas que servem para controlar o transito de partículas do interior para o exterior da célula bacteriana.

Parede Celular 


E uma estrutura rígida que esta no lado externo da membrana plasmática.A única exceção a essa regra são as células bacterianas do grupo microplasmas.Essa parede e formada por uma matriz polissacarídea conhecida como peptidioglicano.

Elas também definem a coloração bacteriana,que serve para a diferenciação das bactérias em dois grandes grupos as Gram negativas e as Gram Positivas .Essa diferenciação se da pela quantidade de camadas de pepitidioglicano que elas tem.Bactérias Gram Negativas tem cerca de vinte camadas desse material,tendo assim uma espessura de 20 a 40 nm,já as bactérias Gram Positivas em essa cama com menos quantidade de peptidioglicano que varia 1 a 3 camada.Sendo assim,a espessura da sua Parede Celular varia de 1 a 15 nm.

Com essa diferença de espessura,elas se coram com tons diferentes.Sendo as Gram Negativas roxas e as Gram Positivas vermelha ou rosa.


Membrana Externa 

As bactérias Gram-negativas apresentam uma membrana externa que envolve a parede celular.E composta por apenas uma camada fosfolipídica e uma camada de lipopolissacarídeos(LPS).

Flagelos 

São organelas que servem unicamente para a locomoção.

Fímbrias

São organelas filamentosas curtas constituída por uma proteína chamada pilina.Elas servem para aderência ás superfícies propiciando a colonização.

Cápsula 

E uma camada viscosa que tem por objetivo proteger a célula bacteriana contra condições que a ameaçam a vida da mesma.

Citoplasma 

E composto em torno de 80% de água,ácidos nucleicos,proteínas,carboidratos,lipídeos,íons inorgânicos,compostos de baixo peso molecular e partículas e etc.E onde acontece as reações químicas de importância para a vida bacteriana.

Ribossomos 

Esta presente no Citoplasma e essencial para a síntese proteica.

Grânulos de Reserva 

São reservas de glicose,fosfato inorgânico e lipídeos e etc.

Nucleoide 

E um cromossomo circular constituído por uma molécula de DNA.E responsável pela autoduplicação.

Plasmídeo 

São micromoleculas de DNA cuja função e conferir vantagens seletivas á bactéria que as possui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial