Coprocultura:o básico que precisamos saber. - Análises Clínicas.com

Home Top Ad

Anuncios Aqui

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Coprocultura:o básico que precisamos saber.

Coprocultura é o exame bacteriológico das fezes, geralmente humanas muito utilizado em casos de gastroenterite adulta. A classificação das bactérias que podem provocar diarreia é a seguinte: bactérias invasoras e bactérias toxigênicas.Após a coleta é realizado o plantio do material em um meio de enriquecimento ou um meio seletivo.

Técnica de Coleta 


  1. Coletar as fezes frescas em frasco estéril;
  2. Colher de 1 a 3 g de fezes;
  3. Processar a amostra em no máximo 02 horas se ela não tiver refrigerado;
  4. Processar a amostra em até 05 horas se houver refrigeração.
Meios de Cultura últilizados

Ágar Macconkey

O ágar Macconkey e um meio para Bactérias Gram Negativas fermentadoras de lactose.Colonias bacterianas que fermentam lactose tornam o meio rosa choque e as bactérias que não são fermentadoras de lactose tornam o meio amarelo claro.Este meio de cultura e composto por ácido biliar que inibe o crescimento de bactérias gram positivas.


Ágar Salmonela Shigella 

E um meio seletivo e diferencial usados para isolamento de bactérias Shigela e Salmonela.Devida a sua composição rica em  sais biliares e citrato de sódio,o meio o crescimento da maioria das bactérias coliformes, bem como muitas outras bactérias Gram-positivas e Gram-negativas


Ágar Triptose 





E um meio não seletivo usado para crescimento de enterobactérias. E rico em triptona e peptona, fonte de carboidratos, proteínas e lipídios para o desenvolvimento dos microrganismos verificados.

Ágar EMB


É um meio de cultura diferencial que inibe o crescimento de bactérias Gram positivas e indica se a bactéria é fermentadora ou não de lactose. Bactérias fermentadoras de lactose apresentam-se em colônias com o centro preto.Colônias de Escherichia coli são facilmente identificáveis por apresentarem coloração verde metálico no meio EMB.

Para a identificação da bactéria 


Para realizar a identificação da colônia bacteriana e preciso preparar a suspensão para identificação de enterobactérias,cuja técnica e a seguinte:

  1. Dilui-se a colônia bacteriana em solução fisiológica;
  2. Pinga-se uma gora da solução em lâmina;
  3. Pinga-se uma gota de anti-soro e homogeniza por -2 minutos;
  4. Avalia se ocorreu aglutinação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial