Como evitar Hemólise em Tubos sem Anticoagulante - Análises Clínicas.com

Home Top Ad

Anuncios Aqui

domingo, 11 de novembro de 2018

Como evitar Hemólise em Tubos sem Anticoagulante



Hemólise e a ruptura de hemácias com o extravasamento dos constituintes intracelulares para o soro ou plasma, pode ocorrer na demora ou dificuldade no procedimento de coleta, ou quando o sangue é armazenado em baixa temperatura ou até mesmo congelado.

Os tubos sem anticoagulantes (tubos de tampa vermelha, amarela, tubos com Gel separador e sem Gel Separador) são bastante usados na rotina laboratorial. Utilizamos eles para a realização da avaliação de parâmetros bioquímicos e sorológicos. E bastante comum que após a centrifugação do sangue com esse soro, o substrato do mesmo, o soro pode aparecer com uma coloração avermelhada, estranha. Essa coloração se da devido a hemólise do material, mas como evitar essa hemólise ?, e nas situações onde a coleta ocorreu de forma tranquila e mesmo assim o soro apareceu hemolisado ?.

Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, em seu trabalho intitulado Coleta e Preparo da Amostra Biológica, nos da uma dica que os tubos sem anticoagulante devem ser colhidos e devem permanecer na posição vertical até a completa coagulação do sangue, quando somente assim poderá ser centrifugado.

Outra dica dada por esta organização e que a separação do soro dos demais materiais celulares deve ( estando ou não em tubo com gel separador) ser realizado em até 02 horas após a centrifugação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial